NetFlix desembarca no Brasil

A NetFlix uma gigante norte americana especializada em transmitir filmes e seriados via streaming desembarcou ontem no Brasil e fizemos alguns testes em seus serviços para colocarmos aqui no blog.

A assinatura do servico

O processo de assinatura é bem simples, basta informar uma e-mail, escolher uma senha e fornecer um número de cartão de crédito nacional. A NetFlix está oferecendo o primeiro mês gratuitamente, só será debitado no seu cartão a primeira mensalidade no fim do primeiro mês de teste. O valor do serviço e o R$ 14,90 p/ mês, um preço parecido com o seus concorrentes nacionais como a NetMovies que hoje está cobrando R$ 9,90 por mês e também oferece o primeiro mês gratuitamente.

O catalogo oferecido

Nos Estados Unidos o catalogo disponível da NetFlix é imenso, tanto que recentemente o número de pessoas que assistem videos pelo NetFlix nos Estados Unidos superou os downloads de Pirataria, isso foi graças a parceria que ela tem com as diversas produtoras de filmes, seriados e documentários como Paramount Pictures, Sony Pictures Television, NBCUniversal, International Television, ABC Television, CBS Television, Dorimedia, MGM, Lionsgate, Summit, Miramax, Relativity, BBC Worldwide, Televisa, Telemundo, TV Azteca, Caracol, Telefe ,Disney e outras.

Porem no Brasil o catalogo de estreia foi bem mais timido, estima-se que o acervo atual oferecido por aqui esteja em torno de 1000 titulos, entre filmes, seriados e documentários, mas a NetFlix já se pronunciou informando que diariamente deve disponibilizar novos titulos e que a quantidade atual de titulos deve dobrar de tamanho até o fim do ano.

Não há muitos lançamentos no catalogo atual, mas a diversos clássicos antigos disponiveis como “Curtindo a vida a doiado”, “De volta para o Futuro”, “Tubarão”,”Forest Gump”, “Dracula”, Tron (o primeiro filme) e outros.

Ainda não se tem muitas series disponiveis, mas há algumas interessantes, The Officer, Star Trek New Generation, Barrados no Baile (a antiga e a nova), Damages, Criminal Minds, Castle, Desesperate House Wife e várias outras, de ontem para hoje, varias já apareceram disponíveis.

O acervo infantil

Este item vale um destaque especial, ha um acerto muito variado de filmes e seriados infantis, indo de coisas mais novas como Phineas e Ferb, Hanna Montana, George o curioso, Cailou e coisas mais antigas como os Duck Tales, passando por diversos filmes da Disney, Pixar e Dreamworks, ainda há muito a crescer neste acervo, mas o atual já promete uma diversão para os pequenos.

O acervo nacional

A Netflix está negociando com diversas emissoras e produtoras brasileiras, mas já há alguns títulos nacionais disponíveis como Tropa de Elite e alguns filmes do Didi mas é bem provável que este acerto aumente, incluindo novelas brasileiras, produções nacionais da Globo, como Sai de Baixo, Armação Limitada, a Grande Família e etc.

A qualidade de transmissão

Um dos diferenciais do serviço da Netflix é a tecnologia de transmissão de video, que adapta a qualidade de transmissão a sua velocidade de conexão, com um link a partir de 2 MB e possível ver vídeos em qualidade de DVD e com uma conexão um pouco maior (5 MB pelo menos) e possível assistir a alguns filmes em Alta Definição, há quem diga que com uma velocidade de 512kbps possa se ver vídeos com uma qualidade razoável, infelizmente não conseguimos testar uma conexão com esta velocidade ate o momento em que este post foi escrito.

A qualidade do Som

Além de se poder ver filmes em alta definição, ter uma som com qualidade é um fator importante para se ter uma excelente experiência ao assistir um filme, e há no acervo da Netflix aqui no Brasil diversos filmes e seriados com som com qualidade 5.1, aproximando ainda mais a experiência de se assistir a um filme via Streaming com a experiência de se assistir a um DVD ou Blu-Ray.

Filmes Dublados e Legendados

Boa parte dos títulos dos filmes, resenhas, e etc foram traduzidos para o português, existe um ou outro em espanhol ou inglês mas a grande maioria está em português, mas isso não foi a única coisa traduzida, boa parte do acervo disponível por aqui tem a opção de se assistir na versão dublada em português ou com legendas em português e com o som original do filme.

A variedade de dispositivos de acesso

A funcionalidade matadora da NetFlix é ter uma variedade grande de dispositivos que podem acessar o serviço, que vão desde PCs e MACs, passando por video-games e chegando a smartphones, detalhando isso um pouco mais segue logo abaixo, uma tabela de dispositivos que podem ser usados para acessar o serviço e quando alguns deles estarão disponiveis aqui no Brasil.

PC e Mac Já funciona
PS2 Já funciona
PS3 Já funciona
Wii Já funciona
Xbox 360 Até o fim do ano
iOS
(iPhone/iPad/iPod)
Até novembro
Nintendo 3DS Só em 2012
Smart TVs Até o fim do ano

A substituição da TV a Cabo pelo serviço

Como o lançamento por aqui foi bastante tímido, o serviço ainda esta longe de vir a substituir a sua TV a cabo, principalmente pela demora em se colocar episódios recentes de seriados, lançamentos de filmes e documentários, por enquanto ela serve como um complemento a sua TV a cabo, mas se o serviço evoluir quem sabe. Mas acredito que a Net e a Sky devem estar de olho no crescimento do serviço por aqui.

A substituição da sua locadora de Bairro

Apesar do lançamento timido, com certeza o serviço tem tudo para vir a substituir a locadora de bairro, começando pelo preço, pela facilidade de ter acesso ao conteúdo e por poder assisti-lo quantas vezes quiser, as locadoras de bairro já vinham sofrendo nos últimos anos, com o lançamento deste tipo de serviço com certeza a vida delas fica bem mais complicada a partir de agora.

Resumindo vale a pena ou não assinar o serviço

A resposta no momento depende muito mais do seu perfil de uso, se você gosta de assistir filmes mais antigos, tem crianças e gostaria de um bom acervo de filme infantil, estes 30 dias gratuitos podem te ajudar a decidir se você manterá a sua assinatura no fim do período de testes.
Se você gosta mais de assistir a lançamentos recentes, seriados mais novos e etc, talvez valha a pena esperar mais um pouco e usar estes 1 mês gratuito mais para a frente quando o acervo aumentar e novos lançamentos passarem a fazer parte do acervo da Netflix.

Espero que tenham gostado do post e que as duvidas em relação ao serviço tenham sido sanadas, se gostaram ou não do serviço ou do post comentem nos comentários do blog.

Até a próxima

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s